terça-feira, 27 de dezembro de 2016


EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS?

  É importante que outros saberes/conteúdos sejam incluídos na grade curricular das escolas brasileiras, sugestão que esse editor dá é que a educação ambiental faça parte dos currículos escolares, com a justificativa, que ela possibilite também formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres sociais. Nos municípios da planície litorânea piauiense, percebe-se uma vasta fauna e flora muito diversificada, beleza e recursos naturais merecedores de cuidados, o ambiente em sala de aula, seria uma ótima oportunidade aprendizado de preservação, para que gerações posteriores não conheçam nossas belezas naturais apenas por imagens. Como justifica Kindel (2012, p. 15) educar ambientalmente significa, “a apropriação de conceitos e processos que tratem acerca do ambiente, a aquisição de visões de mundo que possibilitem o respeito e o entendimento de que a vida se dá pelas complexas relações entre os elementos naturais e socioculturais”.

                    
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Queimadas as margens de rodovias do estado do Piauí 

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Brejo de Buriti dos Lope dias atuais

                Um fato interessante é que “a educação ambiental pode ter, como ponto de partida, o trabalho com a realidade local, sem perder de vista que os alunos precisam compreender que a tessitura da vida no planeta é complexa” (KINDEL, 2012, p. 26). Voltando a nossa realidade local, em Buriti dos Lopes, o lixo nem sempre tem a destinação adequada, o brejo agoniza lentamente, e constantemente no período de estiagem são muito comuns queimadas na vegetação     a beira das estradas. Em Parnaíba pode-se destacar o desaparecimento da Lagoa do Portinho, algo lamentável. A educação ambiental não resolveria todos os problemas, mas seria uma sementinha plantada para o futuro, pois daí sairiam pessoas mais engajadas com a problemática.

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